MEDINDO O ENVOLVIMENTO DURADOURO NO PORTUGUÊS DO BRASIL

Autores

  • Eduardo André Teixeira Ayrosa EBAPE-FGV

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2006V5N3ART78

Palavras-chave:

Marketing, comportamento do consumidor, envolvimento, psicologia do consumidor, métricas de marketing.

Resumo

O conceito de envolvimento é muito útil para pesquisadores em psicologia do consumo porque permite discutir a forma como estruturas de conhecimento interagem com informações sobre produtos. O objetivo deste trabalho é fazer uma breve revisão de literatura sobre o conceito, e relatar os primeiros passos no sentido de validar uma escala de envolvimento permanente do consumidor com categoria de produto preparada em português brasileiro. O trabalho de validação foi realizado com o uso de análise fatorial exploratória e confirmatória. Resultados mostram que a configuração final da escala mostra boa estrutura dimensional e é internamente consistente. Um teste de validade de construto é relatado, e sugestões para trabalhos futuros são feitas.

Biografia do Autor

Eduardo André Teixeira Ayrosa, EBAPE-FGV

Downloads

Publicado

30/09/06