ESTÍMULO AO EMPREENDEDORISMO NO ENSINO SUPERIOR SOB A PERSPECTIVA DOS DISCENTES

Autores

  • Paula Karina Salume Universidade Federal de São João del-Rei
  • Gabriela Figueiredo Dias Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Luis Renato Junqueira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Liliane de Oliveira Guimarães Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Resumo

As universidades, atualmente, possuem agora a missão de incentivar o empreendedorismo e a inovação, além da promoção do ensino, pesquisa e extensão. O estímulo ao empreendedorismo pode ser realizado de diversas formas: disciplinas, eventos, incubadoras, entre outros. O propósito desse estudo é avaliar se universidades e centros universitários de Belo Horizonte, que ofertam cursos de Engenharias e/ou Informática, estimulam o empreendedorismo, levando-se em consideração o ponto de vista discente. Para isso utilizou-se questionários on-line para compreender a opinião dos alunos acerca do empreendedorismo em sua instituição. Em geral, os estudantes consideram que possuem postura empreendedora e que a metodologia de ensino e a grade curricular contribuem para o desenvolvimento de competências empreendedoras. Por meio de correlações foram analisadas as dimensões do estudo e os resultados apontaram que o apoio dos diretórios estudantis, centros acadêmicos e professores são importantes para o envolvimento dos alunos em iniciativas empreendedoras.

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Publicado

23/08/21

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Seção

Artigos