O Consumo do Medo em Diferentes Contextos
Resumo
Este estudo visa compreender as percepções dos consumidores quanto à intenção de consumir o medo em três diferentes contextos: Esportes Radicais, Literatura de Horror e Cinematografia de Horror. De modo original, foram consideradas as motivações e barreiras subjacentes à intenção de consumo e, por isso, o presente estudo avança na compreensão do papel do medo, examinando como ele atua em diferentes contextos. Para análise, empregou-se uma abordagem qualitativa, por intermédio de entrevistas em profundidade e com o uso do método de Análise de Conteúdo, através do sistema de categorização a posteriori. Os resultados fornecem evidências que as circunstâncias que engajam indivíduos a experienciarem o medo são semelhantes entre os contextos, embora existam particularidades significativas. Como contribuição teórica, destaca-se a proposição de dois construtos e um modelo conceitual teórico que permite uma nova forma de postular o consumo do medo.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
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