RELATIONS BETWEEN CULTURAL TYPES, CULTURAL DIMENSIONS AND ORGANIZATIONAL VALUES RELATIONS
Resumo
O objetivo deste estudo foi encontrar relações entre Tipos Culturais, Dimensões Culturais e Valores Organizacionais. Centrou-se nos estudos de Cameron e Quinn (2006), Hofstede, Hofstede e Minkov (2010) e Schwartz (1999) para analisar congruências da Cultura Organizacional. Foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura, encontrando 24 artigos utilizados para a coleta de evidências. De acordo com a literatura, a Adhocracia está relacionada à Baixa Distância de Poder, Baixa Aversão a Incerteza, Orientação de Longo Prazo, Coletivismo, Autonomia Afetiva, Autonomia Intelectual e Maestria. Hierarquia está relacionada à Alta Distância do Poder, Alta Aversão a Incerteza, Masculinidade, Restrição, Individualismo, Conservadorismo, Maestria e Hierarquia. O mercado está relacionado à Baixa Aversão a Incerteza, Alta Distância do Poder, Individualismo, Orientação de Curto Prazo, Autonomia Intelectual e Domínio. Clã está relacionado a Baixa Distância do Poder, Coletivismo, Feminilidade, Indulgência, Orientação de Longo Prazo, Autonomia Afetiva, Igualitarismo e Harmonia. Esses resultados contribuem para a compreensão da conexão dos conceitos de Cultura Organizacional e sua aplicação no contexto de trabalho.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
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