RELATIONS BETWEEN CULTURAL TYPES, CULTURAL DIMENSIONS AND ORGANIZATIONAL VALUES RELATIONS

Autores

  • Jessica Syrio Callefi Universidade de São Paulo
  • Dr. Almada Universidade de São Paulo

Resumo

O objetivo deste estudo foi encontrar relações entre Tipos Culturais, Dimensões Culturais e Valores Organizacionais. Centrou-se nos estudos de Cameron e Quinn (2006), Hofstede, Hofstede e Minkov (2010) e Schwartz (1999) para analisar congruências da Cultura Organizacional. Foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura, encontrando 24 artigos utilizados para a coleta de evidências. De acordo com a literatura, a Adhocracia está relacionada à Baixa Distância de Poder, Baixa Aversão a Incerteza, Orientação de Longo Prazo, Coletivismo, Autonomia Afetiva, Autonomia Intelectual e Maestria. Hierarquia está relacionada à Alta Distância do Poder, Alta Aversão a Incerteza, Masculinidade, Restrição, Individualismo, Conservadorismo, Maestria e Hierarquia. O mercado está relacionado à Baixa Aversão a Incerteza, Alta Distância do Poder, Individualismo, Orientação de Curto Prazo, Autonomia Intelectual e Domínio. Clã está relacionado a Baixa Distância do Poder, Coletivismo, Feminilidade, Indulgência, Orientação de Longo Prazo, Autonomia Afetiva, Igualitarismo e Harmonia. Esses resultados contribuem para a compreensão da conexão dos conceitos de Cultura Organizacional e sua aplicação no contexto de trabalho.

Biografia do Autor

Jessica Syrio Callefi, Universidade de São Paulo

Departamento de Engenharia de Produção

Dr. Almada, Universidade de São Paulo

Departamento de Engenharia de Produção

Downloads

Publicado

04/05/22