ECONOMIA COMPARTILHADA

LEALDADE DOS USUÁRIOS UBER NO BRASIL

Autores

  • Sérgio Henrique de Oliveira Lima Universidade Federal do Cariri, Centro de Ciências Sociais Aplicadas
  • Inácio Ferreira Façanha Neto Universidade Estadual do Maranhão
  • Marina Freire de Paiva Ramos Souza Universidade Federal do Ceará
  • Aurio Lucio Leocádio da Silva Universidade Federal do Ceará

Resumo

O estudo investigou a influência da satisfação e da reputação organizacional sobre a lealdade no contexto da economia compartilhada, articulando estes elementos com a teoria do comportamento planejado (TPB). Um modelo teórico-empírico foi testado por meio de técnicas multivariadas a partir dos dados obtidos através de uma survey com 231 usuários do Uber. Os resultados mostraram que as influências da satisfação e da reputação sobre a intenção comportamental de lealdade ao Uber são significantes se mediadas pela atitude em relação à plataforma; o controle comportamental percebido não é preditor da lealdade; e o efeito das normas subjetivas sobre a lealdade também ocorre somente quando moderado pela atitude.

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Publicado

19/04/22

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Artigos