GESTÃO EXISTENCIAL DE PESSOAS: ENSAIO SOBRE AS RELAÇÕES VIDA-TRABALHO

Autores

Resumo

Ante a tantos desafios que se apresentam em contexto de intensas e complexas transformações relativas à organização do trabalho e à gestão de trabalhadores, argumenta-se que novos elementos passaram a fazer parte do campo de Gestão de Pessoas, modificando sobremaneira as formas de gerir, trabalhar, viver e se relacionar, ou seja, que referem à própria existência. Assim, este ensaio tem como objetivo propor uma nova lente crítico-analítica no campo da administração de recursos humanos, denominada “Gestão Existencial de Pessoas”. Sustenta-se que a gestão acontece a partir da relação vida-trabalho em que se entrecruzam aspectos relacionados à flexibilidade laboral e ubiquidade tecnológica digital que se refletem na captura da subjetividade do indivíduo trabalhador e, por sua vez, configuram a Gestão Existencial de Pessoas. Destaca-se como contribuição o desenvolvimento propositivo desse conceito e a abertura de caminhos investigativos considerando esta lente analítica para pesquisas futuras e implicações nas práticas e discursos organizacionais.

Biografia do Autor

Renato Colomby, IFPR

Doutor e Mestre em Administração na área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA - UFRGS).  Possui graduação concluída em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduação em andamento no curso de Psicologia. É Professor no Colegiado de Administração e responsável pela Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis do Instituto Federal do Paraná (IFPR) no Campus Palmas. Além de ser Líder do Grupo de Pesquisa NEPT - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Organizações e Pessoas, também é integrante do Observatório Internacional de Carreira - OIC e do GINEIT (Grupo Interdisciplinar de Estudos da Inovação e do Trabalho), ambos vinculados ao PPGA/EA/UFRGS. Como pesquisador, dedica-se aos temas, que observam às seguintes ênfases: i) polissemia do trabalho; ii) histórias de vida e trajetórias profissionais; iii) diversidade e direitos fundamentais; iv) gestão de pessoas e relações de trabalho

Laura Alves Scherer, UNIPAMPA

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa - Campus Santana do Livramento atuando nos cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Administração; Doutora em Administração (2020) na linha de pesquisa Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com realização de doutorado-sanduíche na Université Paris-Dauphine (França); Mestre em Administração (2013), na linha de pesquisa Organizações, Estruturas e Pessoas pela Universidade Federal de Santa Maria; MBA em Recursos Humanos e Marketing (2012) e Bacharel em Administração - Habilitação em Comércio Exterior (2009) pela Faculdade Metodista de Santa Maria. Pesquisadora do OIC - Observatório Internacional de Carreira e do GESTA - Grupo de Estudos sobre Trabalho, Organizações e Pessoas. Tem interesse em temáticas relacionadas ao comportamento humano nas organizações, trabalho, gestão, empreendedorismo, subjetividade, resiliência, cultura, fronteira, expatriação, imigração, refúgio e outras formas de mobilidade relacionadas a trabalho e carreira.

Márcia Vaclavik, UFRGS / UCS

Doutora em Administração na área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (PPGA/EA/UFRGS), é Mestre em Administração na área de Sistemas de Informação e Apoio à Decisão (PPGA/EA/UFRGS), e graduada em Administração na área de Produção e Sistemas (EA/UFRGS). Atualmente, é bolsista PDJ do CNPq, vinculada ao PPGA/Universidade de Caxias do Sul (UCS) como pesquisadora de pós-doutorado. É docente no IFSul-rio-grandense no campus Sapucaia do Sul, na área de gestão e negócios. É pesquisadora do OIC - Observatório Internacional de Carreira e do GINEIT - Grupo Interdisciplinar de Estudos da Inovação e do Trabalho. Na docência, tem mais de 10 anos de experiência no ensino superior de graduação, pós-graduação e extensão, presencial e à distância (UFRGS, FAPA, FASEG, UNICNEC, UCS, FSG, FABE).

Downloads

Publicado

04/05/22