VALOR NA ARQUITETURA
COMPARATIVO ENTRE MÉTODOS DE PRECIFICAÇÃO
Resumo
O objetivo é determinar o melhor método de precificação para projetos de arquitetura. Por meio de observação em dois escritórios e aplicação de questionário para identificar o preço de marcado, calculou-se o preço por metro quadro para cada escritório com base em quatro métodos – tabela de honorários profissional, hora técnica, preço de mercado e custeio direto. Com base no resultado assumiu-se 500m² projetados para cada escritório e se elaborou Demonstrativos de Resultado do Exercício (DRE), simulados em cada opção de precificação. Os resultados foram obtidos por meio da comparação do lucro líquido, para determinar o melhor meio de precificar um projeto arquitetônico. Os resultados apontam que não existe um método definitivo, principalmente devido as diferentes estruturas de custos, existindo outras variáveis – além da relação custo/ lucro – a serem observadas para escolha da precificação ideal. Esta pesquisa contribui para a escolha do melhor método de precificação em projetos arquitetônicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.