MARKETING DE RELACIONAMENTO NAS MÍDIAS SOCIAIS:

REVISÃO SISTEMÁTICA E AGENDA DE PESQUISA

Autores

Resumo

O presente estudo teve como objetivo sistematizar a literatura empírica que relaciona a utilização das mídias digitais para potencializar o marketing de relacionamento online. Para tanto, foi realizada uma busca nas principais bases de dados (Scopus e Web of Science) para analisar as pesquisas publicadas nesse contexto com base na utilização do modelo 4W’s de Rosado-Serrano, Paul e Dikova (2018). Foi identificado que vídeos com sons, postagens em carrossel, conteúdo interativo e lives em streamings são estratégias utilizadas no desenvolvimento e fortalecimento do relacionamento nas mídias sociais, além de apresentar impacto substancial no processo de vendas. O estudo sumariza e organiza a literatura da área para que profissionais e acadêmicos possam se beneficiar das novas estratégias que surgem nas mídias sociais. Outrossim, existe a necessidade de maiores investigações empíricas para que a área acadêmica apresente comprovações científicas dos diferentes fenômenos em relação as mídias digitais.

Biografia do Autor

Thyciane Santos Oliveira Pinheiro, Unisinos

Doutoranda em Administração pela Universidade Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Uisinos) e Mestra em Administração pela Universidade Potyguar (UNP).

Leonardo Victor de Sá Pinheiro, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutorando em Psicologia pela UFRN e professor do curso de Administração da UFPI.

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Publicado

16/01/23

Edição

Seção

Artigos