DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO NO SERVIÇO PÚBLICO

COMO INCORPORAR COMPETÊNCIAS?

Autores

Resumo

Este estudo tem por objetivo relatar a aplicação de um método de Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT) que permitiu a uma organização pública brasileira do poder judiciário identificar e integrar o perfil profissional por competências aos seus processos de DFT. A pesquisa envolveu a coleta de dados relacionados à rotina de trabalho de 111 unidades de uma instituição do sistema judiciário brasileiro, tais como produtividade, quantidade e duração. Os resultados indicaram o perfil profissional necessário a cada uma das 111 unidades participantes bem como apontaram um déficit de 98 servidores. Com base nisso, a metodologia aplicada pode indicar à instituição pesquisada, de forma técnica, como levantar e captar o quantitativo de pessoal adequado com base no perfil de competências dos servidores. Espera-se que essa abordagem possa ajudar a organização estuda a alcançar uma gestão mais eficiente de sua força de trabalho e, consequentemente, melhorar suas práticas de pessoal.

 

Biografia do Autor

Thiago Almeida da Rocha, Universidade Federal do Pará

Graduado em Administração pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia - FIBRA com bolsa de estudos integral (2011). Pós-graduado Latu sensu em Gestão Empresarial 2017 e em Gestão financeira pela Universidade Federal do Pará 2020, Mestre em Administração, pelo Programa de pós-graduação - PPGAD da UFPA 2023. Atualmente é colaborador no Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional GESTCOM da UFPA, onde atua como pesquisador em projetos voltados implantação do modelo de Dimensionamento da Força de Trabalho, Gestão por Competências, Trilhas de Aprendizagem e Clima Organizacional em instituições públicas brasileiras.

Camila Carvalho Ramos, Universidade Federal do Pará

Psicóloga e Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2008). Mestre em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (2013). Formação complementar em Gestão de Pessoas pela Instituição Estratego (2013). Doutora em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (2015). Pós-Doutorado no Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento entre os anos 2015 e 2017. Possui experiência na área de Psicologia Organizacional atuando nas suas diferentes sub-áreas. Apresenta inserção em projetos de pesquisa ligados à Administração Pública, especialmente no tema de Gestão por Competências. Atua como Vice-Coordenadora do Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional (UFPA). Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Psicologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).

Gottardo Celso Ferreira Dias, Universidade Federal do Pará

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará (PPGTPC/UFPA). Doutorando em Teoria e Pesquisa do Comportamento pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará (PPGTPC/UFPA). Pesquisador do Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional - GESTCOM/UFPA. Desenvolveu atividades em pesquisa com Modelo Animal de Depressão, Mapeamento de Competências, Diagnóstico de Clima Organizacional e em Recrutamento e Seleção de Pessoas. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento e trabalha com projetos de Gestão por Competências, Dimensionamento de Força de Trabalho, Desenvolvimento de Trilhas de Aprendizagem, Desenho Instrucional e pesquisa aplicada às Organizações. 

Thiago Dias Costa, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2000), graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade Federal de São Carlos (2001), doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (2008). Leciona na faculdade de Psicologia e no Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará como professor Associado I. Atualmente, o docente faz parte da Comissão Científica do XI CBPOT e trabalha na implantação e estudo do modelo de Gestão por Competências, Dimensionamento da Força de Trabalho e Trilhas de Aprendizagem na Administração Pública, prestando assessoria para diferentes órgãos federais e estaduais.

Downloads

Publicado

22/02/24

Edição

Seção

Artigos