PRÁTICAS DE CONTROLE E RESISTÊNCIA NO COTIDIANO DE PROFESSORAS DO ENSINO SUPERIOR

Autores

Palavras-chave:

Práticas, Controle, Resistência, Professoras, Ensino Superior

Resumo

Esta pesquisa está focada nos Estudos Organizacionais (EO). O objetivo foi analisar as práticas de controle e de resistência no cotidiano de professoras do ensino superior do campo de Estudos Organizacionais. A realidade social é produzida por meio de uma gama de micropráticas disciplinares cotidianas, as quais compõem poderosos discursos institucionais que constroem as subjetividades modernas. No que se refere aos ambientes escolares, chama-se a atenção para o uso de dispositivos de controle e de vigilância nas atividades acadêmicas. Porém, nas relações de poder, existe obrigatoriamente a possibilidade de resistência. A abordagem foi qualitativa e foram entrevistadas 12 professoras do campo de Estudos Organizacionais. Adotou-se a análise de conteúdo categorial. Identificou-se cinco categorias de práticas de controle e vigilância: práticas legais-normativas; práticas objetivas; práticas subjetivas; práticas tecnológicas; e práticas político-ideológicas. As práticas de resistência variaram entre “enfrentamento” e “fazer o melhor que possível”. Foram identificados elementos das estratégias políticas: Gestão, Mercado e Performatividade nas Instituições de Ensino.

Biografia do Autor

José Ricardo Costa de Mendonça, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor Adjunto III da UFPE, no Núcleo de Gestão do Centro Acadêmico do Agreste e no Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD). Atuo nas áreas de Organizações, Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Ensino Pesquisa e EAD.

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19/04/24

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Artigos