ECONOMIA COMPARTILHADA E CONSUMO COLABORATIVO

PUBLICAÇÕES NACIONAIS E INSIGHTS PARA PESQUISAS FUTURAS

Autores

Palavras-chave:

economia compartilhada, Consumo Colaborativo, Insights de pesquisa, Pesquisas brasileiras, Revisão sistemática da literatura

Resumo

Nesta pesquisa, objetivou-se analisar, por meio de revisão da literatura, publicações nacionais sobre economia compartilhada e consumo colaborativo nas coleções brasileiras da Scielo e nos principais periódicos de administração, identificando o alcance da temática no Brasil e apontando insights para pesquisas futuras. Por meio dos resultados, percebeu-se que, por se tratar de um assunto relativamente recente no contexto nacional ainda existe espaço para a ampliação do número de estudos em relação ao fenômeno do compartilhamento, seja por meio da diversificação dos aspectos metodológicos ou mesmo a ampliação e aprofundamento de temáticas de pesquisa. Acredita-se que por meio dos insights de pesquisas identificados neste estudo seja possível refletir sobre possíveis direcionamentos e agenda de pesquisa para próximos estudos sobre os temas, contribuindo de forma significativa para os pesquisadores que possuem interesse em desbravar estas temáticas em suas pesquisas no contexto brasileiro.

Biografia do Autor

Ana Claudia da Rosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Licenciada pelo Programa Especial de Graduação (PEG) de Professores para a Educação Profissional, Mestra em Administração pela UFSM, Doutora em Administração pela UFSM. Atuou como Docente substituta de Administração no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Júlio de Castilhos. Atuou como docente dos Cursos de Tecnologia em Gestão Comercial e Administração da Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA), onde também atuou como Representante Docente do Curso de Tecnologia em Gestão Comercial na Comissão Própria de Avaliação (CPA), participou do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Administração e do Colegiado do Curso de Tecnologia em Gestão Comercial. Atuou como Professora do Ensino Médio Técnico e Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense (IFSul), campus Sapucaia do Sul/RS, onde atuou como representante docente da CPA. Atualmente é Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tenologia Farroupilha (IFFar) - Campus Frederico Westphalen. Têm experiência em consultoria empresarial, controle e gestão de estoques e atendimento a clientes. Possui interesse na área de Administração Geral.

Natália Pavanelo Pivetta, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora (2019 - 2023), Mestre (2017 - 2019) e Bacharel (2012 - 2016) em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada pelo Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional na Universidade Federal de Santa Maria - PEG UFSM (2020 - 2022). Desde 2015, atua como pesquisadora na linha de Estratégia em Organizações no Grupo de Estudos e Pesquisas em Internacionalização - GEPI/UFSM, com ênfase nas áreas de Marketing, Sustentabilidade e Internacionalização. Atuou como professora substituta na área de Gestão e Marketing no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Erechim, ministrando disciplinas no ensino técnico, superior e pós graduação

Debora Bobsin, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Administração pela Escola de Administração - UFRGS (2012). Professora do Departamento de Ciências Administrativas (DCA/CCSH/UFSM). Pós-doutorado pela École des Hautes Études Commerciales de Montréal, HEC Montréal, Canadá.

Flavia Luciane Scherer, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing e internacionalização de empresas. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Internacionalização (GEPI) - UFSM e pesquisadora no Grupo de Estudos em Marketing - UFSM e no Grupo de Pesquisa Ecoinovar - UFSM. É líder do Tema 4 - Gestão Internacional de Recursos Humanos da Divisão GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, triênio 2022/2024. É editora adjunta da Revista de Administração da UFSM (ReA) e editora associada nacional da revista Gestão Tecnologia da Fundação Pedro Leopoldo.

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Publicado

26/04/24