PERSONALIDADE E PREFERÊNCIA POR MÉTODOS DE ENSINO: UM ESTUDO COM GRADUANDOS EM ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Patrícia Morilha Muritiba Universidade Nove de Julho
  • Sérgio Nunes Muritiba Universidade Nove de Julho
  • Tânia Casado Universidade de São Paulo – USP

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2010V9N2ART182

Resumo

A diversificação de métodos de ensino em Administração é questão fundamental para o desenvolvimento do aluno, na medida em que a escolha correta de estímulos influencia consideravelmente o aprendizado. A eficácia dos métodos utilizados depende de muitas variáveis – uma delas é a diferença individual dos estudantes em termos de sua personalidade e estilo de aprendizagem. Este trabalho analisa a preferência de 108 alunos de graduação em Administração pelos diversos métodos de ensino, utilizando-se da caracterização de Jung para analisar suas diferenças de personalidade. Os resultados exploram as diferenças entre os alunos com tipos psicológicos diferentes. Uma das descobertas mostra que os indivíduos extrovertidos consideram mais eficaz seu aprendizado quando estão expostos a métodos mais ativos de ensino, como as discussões em grupo, e tendem a preterir métodos mais introspectivos, como as aulas expositivas com o uso de data-show – tão comuns nas escolas de Administração na atualidade.

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Publicado

30/06/10

Edição

Seção

Artigos