DOCE VENENO: ANTECEDENTES DO CONSUMO DE BEBIDAS AÇUCARADAS POR ADOLESCENTES

Autores

  • Joice dos Santos Alves Universidade Federal da Paraíba
  • Stephanie Ingrid Souza Barboza Universidade Federal da Paraíba
  • Diego de Sousa Guerra Universidade Federal do Cariri e Fundação Getúlio Vargas

Palavras-chave:

Marketing social, Consumo de bebidas açucaradas, Jovens e adolescentes.

Resumo

O estudo trata dos aspectos que influenciam os jovens e adolescentes a consumir bebidas açucaradas, emergindo o marketing social como ferramenta auxiliadora para disseminar informações sobre a saúde e as consequências oriundas do consumo de produtos deletérios. Com isso, diante do referencial teórico e para cumprimento do objetivo, conduziu-se um modelo estrutural, que teve suas relações mensuradas por mínimos quadrados parciais. Foram avaliadas seis hipóteses, que relacionavam a influência de práticas parentais, apoio da escola, pressões sociais, comportamento favorável à saúde, gosto por alimentos ultra processados e crenças atitudinais ao consumo de bebidas açucaradas. Foram aplicados 236 questionários com indivíduos entre 15 e 25 anos de idade no estado da Paraíba. Os resultados mostram que comportamento favorável à saúde, o gosto por alimentos ultra processados e as crenças atitudinais influenciam na decisão pelo consumo de bebidas açucaradas.

Biografia do Autor

Joice dos Santos Alves, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda pela Universidade Federal da Paraíba no Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional (PGPCI) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)

Stephanie Ingrid Souza Barboza, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Paraíba; Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba - Campus III, atuante na graduação em Administração e no Programa de Pós-graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional (PGPCI).

Diego de Sousa Guerra, Universidade Federal do Cariri e Fundação Getúlio Vargas

Doutorando em Administração pela Fundação Getúlio Vargas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo e Professor adjunto II da Universidade Federal do Cariri.

Downloads

Publicado

24/02/21

Edição

Seção

Artigos