DOCE VENENO: ANTECEDENTES DO CONSUMO DE BEBIDAS AÇUCARADAS POR ADOLESCENTES

Autores/as

  • Joice dos Santos Alves Universidade Federal da Paraíba
  • Stephanie Ingrid Souza Barboza Universidade Federal da Paraíba
  • Diego de Sousa Guerra Universidade Federal do Cariri e Fundação Getúlio Vargas

Palabras clave:

Marketing social, Consumo de bebidas açucaradas, Jovens e adolescentes.

Resumen

O estudo trata dos aspectos que influenciam os jovens e adolescentes a consumir bebidas açucaradas, emergindo o marketing social como ferramenta auxiliadora para disseminar informações sobre a saúde e as consequências oriundas do consumo de produtos deletérios. Com isso, diante do referencial teórico e para cumprimento do objetivo, conduziu-se um modelo estrutural, que teve suas relações mensuradas por mínimos quadrados parciais. Foram avaliadas seis hipóteses, que relacionavam a influência de práticas parentais, apoio da escola, pressões sociais, comportamento favorável à saúde, gosto por alimentos ultra processados e crenças atitudinais ao consumo de bebidas açucaradas. Foram aplicados 236 questionários com indivíduos entre 15 e 25 anos de idade no estado da Paraíba. Os resultados mostram que comportamento favorável à saúde, o gosto por alimentos ultra processados e as crenças atitudinais influenciam na decisão pelo consumo de bebidas açucaradas.

Biografía del autor/a

Joice dos Santos Alves, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda pela Universidade Federal da Paraíba no Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional (PGPCI) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)

Stephanie Ingrid Souza Barboza, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Paraíba; Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba - Campus III, atuante na graduação em Administração e no Programa de Pós-graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional (PGPCI).

Diego de Sousa Guerra, Universidade Federal do Cariri e Fundação Getúlio Vargas

Doutorando em Administração pela Fundação Getúlio Vargas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo e Professor adjunto II da Universidade Federal do Cariri.

Publicado

24/02/21

Número

Sección

Artigos