ABORDAGENS PARADIGMÁTICAS ALTERNATIVAS: POSSIBILIDADES PARA ESTUDOS EM ADI

Autores/as

  • Christine da Silva Schröeder Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Luis Roque Klering Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2012V11N3ART816

Palabras clave:

paradigmas, reflexividade, epistemologia, metodologia, administração da informação.

Resumen

Nossa proposta é incentivar a apropriação de abordagens paradigmáticas alternativas para a pesquisa na área de Administração da Informação (ADI), a partir de perspectivas que se contrapõem à ontologia positivista-funcionalista – ou, de outro lado, podem complementá-la, oportunizando a realização de estudos reflexivos, não necessariamente performativos, e “desnaturalizados”. Adotamos os conceitos de reflexividade, não-performatividade e desnaturalização a partir de seu uso por Fournier e Grey (2007), ao referirem-se aos estudos críticos em Administração (ou Critical Management Studies - CMS). Atestamos que os três conceitos nos são valiosos porque nos auxiliam a definir condições pelas quais entendemos que se manifesta pensamento crítico – e, por assim dizer, inspiram a pesquisa multi e interparadigmática. Através das possibilidades deste tipo de pesquisa, podemos lançar olhares potencialmente ampliados sobre a teoria e a prática em Administração da Informação, que trazem implicações não apenas epistemológicas, mas, sobretudo, metodológicas para os estudos da área.

Biografía del autor/a

Christine da Silva Schröeder, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Doutora em Administração (UFRGS, 2009). Professora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Desenvolvimento Regional da UNISC. Link para CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6768578134124408.

Luis Roque Klering, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor em Administração (USP, 1994). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/UFRGS). Link para CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0605107235435269.

Publicado

17/12/12

Número

Sección

Artigos