ABORDAGENS PARADIGMÁTICAS ALTERNATIVAS: POSSIBILIDADES PARA ESTUDOS EM ADI

Autores

  • Christine da Silva Schröeder Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Luis Roque Klering Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2012V11N3ART816

Palavras-chave:

paradigmas, reflexividade, epistemologia, metodologia, administração da informação.

Resumo

Nossa proposta é incentivar a apropriação de abordagens paradigmáticas alternativas para a pesquisa na área de Administração da Informação (ADI), a partir de perspectivas que se contrapõem à ontologia positivista-funcionalista – ou, de outro lado, podem complementá-la, oportunizando a realização de estudos reflexivos, não necessariamente performativos, e “desnaturalizados”. Adotamos os conceitos de reflexividade, não-performatividade e desnaturalização a partir de seu uso por Fournier e Grey (2007), ao referirem-se aos estudos críticos em Administração (ou Critical Management Studies - CMS). Atestamos que os três conceitos nos são valiosos porque nos auxiliam a definir condições pelas quais entendemos que se manifesta pensamento crítico – e, por assim dizer, inspiram a pesquisa multi e interparadigmática. Através das possibilidades deste tipo de pesquisa, podemos lançar olhares potencialmente ampliados sobre a teoria e a prática em Administração da Informação, que trazem implicações não apenas epistemológicas, mas, sobretudo, metodológicas para os estudos da área.

Biografia do Autor

Christine da Silva Schröeder, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Doutora em Administração (UFRGS, 2009). Professora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Desenvolvimento Regional da UNISC. Link para CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6768578134124408.

Luis Roque Klering, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor em Administração (USP, 1994). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/UFRGS). Link para CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0605107235435269.

Downloads

Publicado

17/12/12

Edição

Seção

Artigos