EXCLUSÃO DIGITAL E ENSINO DE MARKETING:

UMA ANÁLISE CURRICULAR FRENTE ÀS DEMANDAS DE MERCADO

Auteurs-es

  • JOMILSON QUEIROS DE JESUS Universidade Federal de Pernambuco
  • Adriana Maria de Oliveira
  • Marianny Jessica de Brito Silva

Résumé

O estudo teve o objetivo analisar os componentes curriculares dos cursos de administração do Brasil, com conceito 5 na avaliação de Conceito Preliminar de Curso (CPC) do MEC,  no intuito de verificar a adequação do que é ensinado nas instituições e o que o mercado de trabalho vem exigindo em termos qualificação para os empregos tech, de acordo com ranking do LinkedIn para a busca “marketing digital”. Utilizamos a análise documental, onde se analisou as matrizes curriculares e ementas disponíveis pelas instituições de modo a verificar o nível de colaboração das disciplinas com a prática de marketing. Os resultados demonstraram que até o momento o currículo das instituições avaliadas atende parcialmente aos requisitos e responsabilidades do profissional engajado na área de marketing. O estudo oferece oportunidades para as instituições de ensino avaliarem seus currículos e torná-los atuais e interessantes de modo a promover maior capacitação discente e redução da exclusão.

Téléchargements

Publié-e

24/02/23

Numéro

Rubrique

Artigos