Cooperação e Poder na Qualidade do Relacionamento das Cooperativas de Crédito
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2016V15N2ART3092Palavras-chave:
Cooperação. Cooperativas. Poder. Qualidade do Relacionamento.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o nível de influência da cooperação e do poder na qualidade do relacionamento entre cooperativas de crédito singulares e centrais. A pesquisa quantitativa e descritiva, foi desenvolvida em cooperativas de crédito vinculadas ao Banco Central do Brasil – BACEN e a Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB. Os dados foram tratados por meio da Modelagem de Equações Estruturais (MEE), com aplicação do método de estimação dos mínimos quadrados parciais (PLS-PM). Os resultados obtidos nos coeficientes de determinação (R2) das variáveis latentes endógenas, confirmaram os pressupostos dos modelos teóricos de Morgan e Hunt (1994) e Hutchinson e Singh (2012). Constatou-se significância estatística nas relações entre poder e cooperação influenciando a Qualidade do Relacionamento entre cooperativas de crédito singulares com suas centrais, bem como o quanto os constructos cooperação e poder evidenciam aspectos relevantes para a qualidade dos relacionamentos entre as cooperativas de créditos singulares e suas centrais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.