A IMPLANTAÇÃO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO E SEUS EFEITOS SOBRE OS PROCESSOS E OS CONTEÚDOS ESTRATÉGICOS DAS EMPRESAS
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2006V5N2ART75Palavras-chave:
Comércio eletrônico, Estratégia, InternetResumo
Esta pesquisa trata da influência do comércio eletrônico no conteúdo e nos processos estratégicos das empresas, tendo como propósito elaborar um quadro não somente conceitual, mas também de aplicação de metodologia de investigação para a melhor compreensão do fenômeno. A pesquisa exploratória qualitativa teve como objetivo geral caracterizar o comércio eletrônico empiricamente, tendo em vista seus impactos sobre o conteúdo e os processos estratégicos de empresas no biênio 2004-2005. Quanto aos resultados obtidos, não houve uma forma única de mensurar a implantação do comércio eletrônico. Vários indícios apontam para uma mudança de abordagem de mensuração do resultado, no sentido de dar maior importância a certos fatores componentes do conteúdo e do processo estratégico, como a qualificação do pessoal, a autonomia dos funcionários, o estabelecimento de novas metas, o foco em outros nichos de mercado e a divulgação dos serviços da empresa. A hipótese de que a implantação do comércio eletrônico traz mudanças nos conteúdos e processos estratégicos e, conseqüentemente, nos resultados das empresas teve uma resposta afirmativa. Embora as mudanças sejam incrementais, a hipótese aponta para um novo campo de estudo que verifique a intensidade dos fatores de mudança: se afeta a mudança estratégica, o comércio eletrônico o faz com que intensidade?Downloads
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
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