O PAPEL DAS EMOÇÕES NA COMPRA POR IMPULSO

Autores

  • Poliana Cristina de Oliveira Cristo-Diniz IFTM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro https://orcid.org/0000-0001-8526-1178
  • Polyana Alvarenga Matumoto
  • Juliana Rosa de Brito
  • André Francisco Alcântara Fagundes
  • Sérgio Luiz do Amaral Moretti

Resumo

O interesse pelo papel das emoções no processo decisório do consumo tem crescido nos últimos anos. Neste contexto, tem-se o consumo por impulso, que representa a vontade súbita e não planejada de consumir (Segunpta & Zhou, 2007). Assim, o objetivo deste artigo foi analisar a influência das emoções de valência positiva e negativa na compra por impulso em lojas de departamento. Para tanto, foi realizado um levantamento que utilizou um questionário para mensurar o consumo por impulso em lojas de departamento e as emoções vivenciadas neste tipo de consumo, obtendo-se 328 respostas válidas. Os resultados sugerem, especificamente, quando analisadas as emoções isoladamente, que três das vinte emoções da escala PANAS (Positive Affect Negative Affect Scales) são influenciadoras do consumo por impulso – ‘animado’, ‘culpado’ e ‘atento’, esta última de forma negativa. Além disso, a frequência de visitação também demonstrou influenciar esse tipo de consumo.

Biografia do Autor

Poliana Cristina de Oliveira Cristo-Diniz, IFTM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Departamento de Gestão, área de Marketing e Estratégia do IFTM.

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Publicado

16/01/23

Edição

Seção

Artigos