Sobre a Revista

Processo de Avaliação pelos Pares

1. Os trabalhos apresentados à Paidéia serão avaliados pela Comissão Editorial e, se adequados à linha da publicação e as Diretrizes para autores, previamente estabelecida pelo Conselho Editorial, serão enviados em para a avaliação dos pareceristas membros desta comissão.

2. Nos pareceres emitidos poderão constar sugestões de alterações, acréscimos ou adaptações necessárias ao aprimoramento do texto examinado, a serem efetuadas segundo a concordância do autor, objetivando a possível publicação.

 3. Os autores receberão, se necessário, comunicação relativa aos pareceres emitidos. Neste processo, os nomes dos pareceristas e dos articulistas permanecem em sigilo (Os artigos enviados para avaliação devem ser acompanhados de uma declaração que autorize sua publicação no periódico Paidéia).

4. Após a análise e apreciação do artigo, independente do parecer, a Comissão Editorial da Paidéia não devolverá os originais enviados para apresentação.

5. A Comissão Editorial reserva o direito de efetuar, nos artigos originais que forem selecionados para publicação, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o objetivo de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Por outro lado, no caso das alterações acima citadas, as provas finais dos artigos não serão enviadas aos autores.

Periodicidade

A Paidéia é uma publicação do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde da Universidade FUMEC, que  possui periodicidade semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Indexadores

  1. Latindex (Sistema Regional de Información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal)
  2. BBE@ (Bibliografia Brasileira de Educação Digital).
  3. Clase – Citas Latinoamericanas em Ciencias Sociales y Humanidades (México – UNAM)
  4. Ibict CCN Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas
  5. Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (Funadesp)

Histórico do periódico

A revista Paidéia é uma publicação do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde da Universidade FUMEC, de periodicidade semestral, que se propõe a ser veículo de divulgação de artigos, relatos de experiências, ensaios e resenhas na área da Educação, a fim de incentivar e qualificar a produção acadêmica e a reflexão sobre o fenômeno educativo. A revista surgiu da necessidade de se pensar este fenômeno de forma interdisciplinar, com o objetivo de contribuir para a formação dos estudantes de Pedagogia, das Licenciaturas e de pós-graduação em Educação e dos diversos profissionais que atuam nesse campo. Dirige-se, portanto, ao público de professores, pesquisadores e estudantes das áreas de Educação e Ciências afins, e pretende ser um canal de divulgação e diálogo interdisciplinar com as contribuições de pesquisas e debates que tratem de questões da Educação. A revista visa, em especial, instigar e facilitar o intercâmbio nacional e internacional nesta área, e propõe-se, nesse sentido, a oferecer um panorama abrangente, qualificado e acessível sobre questões centrais à Educação, servindo à formação e reflexão tanto de pesquisadores quanto de professores de todos os níveis de ensino, coordenadores pedagógicos, diretores e estudantes universitários da área da Educação e Ciências afins.