Dos dizeres sobre a história, a infância e a escolarização: diálogos pertinentes

Autores

  • Maysa Gomes Rodrigues

Palavras-chave:

História da educação. Infância. Escolarização.

Resumo

Neste estudo, estabelecemos algumas aproximações entre infância e escolarização, com base em alguns elementos que lhes são inerentes em seu processo histórico, ou seja, a conceituação ou interpretação da infância, da escolarização e das relações sócio-históricas que perpassam esse processo. Vários estudiosos da educação têm desenvolvido temáticas que buscam pensar historicamente as relações entre a infância e o processo de escolarização. Muitos apresentam questões de cunho conceitual diferenciado sobre o que se entende por infância e escolarização, no amplo escopo em que esses conceitos se desenham no tempo-espaço social. A pluralidade social na construção de concepções e modos de ver a infância delineia a discussão em torno do que significa seu processo de escolarização, abarcando, em suas múltiplas dimensões, as noções que tornam possível e eficaz a afirmação de uma infância regulamentada, construída nos padrões desejáveis de sua adequação aos projetos da sociedade. Assim, neste estudo, propõem-se três questões: Como a transformação da história amplia as perspectivas de suas áreas de estudo, permitindo a abertura a novas temáticas? Como a infância se estabelece como uma categoria e a criança como um sujeito sócio-histórico? Que relações podem ser pensadas entre o processo de escolarização e a consolidação da escola como lugar da infância e da criança?

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