Aspirações e expectativas entre professores e alunos em sala de aula: efeitos de interação sobre a proficiência em matemática com dados do SAEB 2003

Autores

  • Tiago Antônio da Silva Jorge
  • Túlio Silva de Paula
  • Matheus Faleiros Silva

Palavras-chave:

Efeito-escola e eficácia escolar. Desempenho escolar. Modelos hierárquicos. SAEB 2003. Professores. Turmas.

Resumo

Os dados disponibilizados pelo SAEB 2003 constituem um interessante e bem-sucedido esforço para o desenvolvimento da agenda de pesquisas sobre o efeito-escola no Brasil. Neste trabalho, propomos um modelo de regressão hierárquica de explicação da proficiência em matemática dos alunos de 8ª série do Ensino Fundamental, considerando as turmas como segundo nível de análise e testando o efeito de expectativas do professor sobre sua profissão e seus alunos, bem como sua integração com pais e escola. As evidências apontam para efeitos pequenos, porém significativos, dos referidos fatores sobre o desempenho dos alunos em testes padronizados. Em parte, esses modestos resultados expressam a dificuldade de analisar estatisticamente efeitos de variáveis do processo escolar em testes padronizados, quando se trata de relações sutis da vida escolar. Por outro lado, não se pode negar que, ao encontrarmos significância estatística para nosso modelo de processo escolar, favorecemos com indícios essa agenda de pesquisa, fortalecendo a perspectiva de integração entre estudos locais e gerais para a compreensão dos efeitos do processo escolar sobre o desempenho dos alunos no sistema de ensino brasileiro.

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