Perspectivas educacionais: em busca de igualdade

Autores

  • Andréia Lisboa de Sousa

Palavras-chave:

Políticas educacionais. Educação e desigualdades. Currículo e relações étnico-raciais. Educação escolar quilombola.

Resumo

A história da criação, do desenvolvimento e da consolidação do Ministério da Educação mostra que desde seu surgimento, na década de 1930, sob o nome de Ministério da Educação e Saúde Pública (MES), a instituição se configurou em torno da reprodução de um pensamento, de uma visão e de uma prática científica excludente. Objetiva-se com este artigo apresentar alguns aspectos sobre o tratamento da temática étnico-racial na política educacional nacional do Ministério da Educação (MEC), incluindo a educação escolar quilombola, perpassando momentos históricos e estratégicos, além de enfatizar o protagonismo do movimento negro na luta antirracista em prol da afirmação de direitos. Ao final, conclui-se que o MEC ainda não consolidou uma política educacional transformadora a ponto de inserir a temática étnico-racial de gênero como conteúdo curricular permanente na educação básica, entretanto tem criado programas, projetos e ações com curta abrangência nesse sentido.

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Publicado

30/12/11

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Seção

Artigos