Diálogos entre a pósmodernidade e a prática de documentação pedagógica

Autores

  • Nathalie Morin Dantas Mota Albarez
  • Fláv ia Lamounier Gontijo

Palavras-chave:

Pós-modernidade. Educação. Infância. Documentação pedagógica.

Resumo

A era atual é considerada pós-moderna por pensadores como o filósofo francês Jean François Lyotard (1993) e o sociólogo polonês Zygmunt Bauman (1998). Sob uma perspectiva econômico-comercial, transformações teconológicas ocorridas a partir de1950 marcaram o início da era pós-industrial e, sob uma perspectiva cultural, entrou-se na pós-modernidade. O mundo pós-moderno é marcado por constantes transformações e, assim, é considerado efêmero e fragmentado. Isso acaba por provocar uma crise de identidade no indivíduo, que, mesmo demonstrando-se um sujeito autocentrado, busca incessantemente descobrir seu lugar no mundo. Na pós-modernidade, a educação escolar voltada para as crianças menores é reconhecida sob duas perspectivas: uma focada no desempenho e outra centrada na atenção à infância e suas especificidades. Na era pósmoderna surgem, nas escolas de Reggio Emilia, cidade do norte da Italia, práticas pedagógicas que visam, dentre outras coisas, deixar evidente os processos de aprendizagem das crianças. Dentre essas práticas, destaca-se a documentação pedagógica. Tal prática tem ligação com uma era marcada por fragmentações e incertezas e, assim, possui caracteristicas deste mundo pós-moderno. Neste artigo apresenta-se uma reflexão acerca das convergências e divergências entre a prática de documentação pedagógica e a pós-modernidade.

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