Percepções da comunidade escolar sobre os professores homens na Educação Infantil

Autores

  • Joaquim Ramos
  • Maria do Carmo Xavier

Palavras-chave:

Homens na Educação Infantil. Comunidade escolar e masculinidades

Resumo

No Brasil, a Educação Infantil é percebida, de maneira quase natural, como um espaço de atuação docente de mulheres. Se nos outros níveis e modalidades educativos não há interdição para o ingresso de docentes do sexo masculino, na Educação Infantil, espaço em que o binômio educar e cuidar é indissociável, essa entrada é explicitamente demarcada por ressalvas, desconfianças e preconceitos. Assim, a proposta com este artigo – parte de dissertação de mestrado – é tecer algumas considerações e colocar em evidência as percepções da comunidade escolar sobre a entrada desses sujeitos em cena. Para tanto, foram utilizados grupos de discussão e entrevistas para estabelecer a interlocução com as trabalhadoras em educação da Rede Municipal de Belo Horizonte e com as famílias de crianças matriculadas em instituições de Educação Infantil onde há a presença de homens na docência.

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