Escola e juventude: uma relação possível?

Autores

  • Luciana Cezário Milagres de Melo
  • Gilmara Silva Souza
  • Juarez Tarcísio Dayrell

Palavras-chave:

Juventude. Escola. Relação professor-aluno.

Resumo

Neste artigo, relatamos uma pesquisa exploratória realizada em uma escola da rede estadual de ensino de Belo Horizonte com uma turma de ensino médio, considerada a pior turma da escola. O principal objetivo foi fornecer elementos que auxiliassem nas reflexões sobre as complexas relações que se estabelecem entre os jovens e a escola, sobretudo nas relações professor-aluno. Para tanto, observamos o cotidiano da sala de aula e realizamos entrevistas semiestruturadas com os estudantes. O artigo é composto por uma breve explanação sobre a condição juvenil, a relação juventude-escola e a condição docente, seguida das análises de nossas observações, que giram em torno das seguintes questões: espaço escolar, ideal de aluno, sociabilidade, sentido da escola e autoridade do professor. À guisa de conclusão, reiteramos a necessidade de que os professores e a instituição escolar conheçam e compreendam melhor os jovens que frequentam a escola, suas demandas, seus desejos e anseios, na perspectiva de abandonar os estereótipos e representações negativas que, a nosso ver, parecem impossibilitar o diálogo e prejudicam o ato educativo.

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