Sobre o conceito de prática pedagógica e o professor de matemática

Autores

  • Gláucia Aparecida Vieira Professora de Matemática do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte.
  • Samira Zaidan Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação e do Mestrado Profissional Promestre, da FaE/UFMG.

Palavras-chave:

Prática pedagógica. Universalização do ensino. Educação matemática.

Resumo

Na elaboração deste artigo, realizou-se uma revisão literária com a intenção de oferecer subsídios para promover a análise da prática pedagógica do professor de Matemática, inserindo-se em um contexto de universalização da educação no país. Para isso, na introdução propõe-se um estudo sobre a definição de prática pedagógica numa perspectiva dialética. No desenvolvimento, apresenta-se breve histórico da educação brasileira nas últimas décadas, bem como a descrição do cenário atual da escola pública em nosso país. São analisadas, ainda, as condições e características do trabalho docente e discutido o ensino de Matemática tendo como desafio a inclusão social. As principais considerações se baseiam na necessidade de formações inicial e continuada para o professor, qualificando-o para exercer conscientemente seu papel de agente social.

Biografia do Autor

Gláucia Aparecida Vieira, Professora de Matemática do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte.

Mestranda em Educação Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG).

Samira Zaidan, Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação e do Mestrado Profissional Promestre, da FaE/UFMG.

Doutora em Educação pela FaE/UFMG. Membro do Prodoc.

Downloads

Edição

Seção

Artigos