Ensino de história e o património histórico-cultural numa relação teoria-prática

Autores

  • Júlio Horácio Chivuanga Bembe Professor de História na Escola do Segundo Ciclo de Secundário de Cabinda “PUNIV”. Exerce Jornalismo Radiofônico na Rádio Comercial de Cabinda, ocupando atualmente o cargo de Chefe de Produção daquele órgão de informação local.

Palavras-chave:

Ensino de História. Património histórico-cultural. Prática pedagógica.

Resumo

Neste texto, reflete-se sobre a importância do trabalho com património cultural nas escolas de Cabinda, República de Angola, África, tendo em vista o não acesso das populações ao seu acervo patrimonial em razão da guerra civil que ocorreu durante mais de duas décadas. No atual contexto de Reforma Educativa, quando se propõe novo currículo para o ensino de História, argumenta-se teoricamente sobre a necessidade de trazer para o ensino de História a questão da memória consubstanciada no património histórico-cultural. Ressalte-se que as gerações mais novas cabindenses tendem a atuar à margem de valores culturais e morais presentes fortemente nas gerações mais velhas. Defende-se que a prática pedagógica dos professores de História deve ultrapassar as salas de aula por meio do desenvolvimento de projetos interdisciplinares que envolvam os estudantes, a comunidade, as instituições que defendem o património e os Ministérios da Educação e da Cultura. Contudo, a prática pedagógica atual dos docentes de História está distante dessa perspectiva, dada a exigência de cumprimento de programas empobrecidos de conteúdos que trabalhem o património histórico e cultural e o pouco conhecimento teórico dos próprios professores sobre esse assunto. Esse fato coloca em questão a relação teoria e prática. 

Biografia do Autor

Júlio Horácio Chivuanga Bembe, Professor de História na Escola do Segundo Ciclo de Secundário de Cabinda “PUNIV”. Exerce Jornalismo Radiofônico na Rádio Comercial de Cabinda, ocupando atualmente o cargo de Chefe de Produção daquele órgão de informação local.

Licenciado em Ensino de História pela Universidade Agostinho Neto, em Angola. Mestrando em Educação, Conhecimento e Inclusão Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. 

Downloads

Edição

Seção

Artigos