As transformações no sistema de ensino da Polícia Militar de Minas Gerais: um estudo histórico dos modelos de formação profissional

Autores

  • Hélio Hiroshi Hamada Professor em cursos de formação de policiais militares na Academia de Polícia Militar.

Palavras-chave:

Polícia Militar. Segurança pública. Formação profissional. Educação.

Resumo

O Sistema de Ensino da Polícia Militar de Minas Gerais, estruturado de forma a proporcionar a formação profissional de policiais militares, passou por muitas transformações ao longo do tempo. As informações foram resgatadas neste artigo e retratam as mudanças curriculares e as práticas pedagógicas no contexto das dimensões social, política e econômica em cada fase de transformação do Brasil, proporcionando um cenário conjuntural das propostas institucionais para a construção de um espaço educacional voltado para o atendimento ao cidadão.

Biografia do Autor

Hélio Hiroshi Hamada, Professor em cursos de formação de policiais militares na Academia de Polícia Militar.

Tenente-Coronel da Polícia Militar de Minas Gerais. Doutorando e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG. Especialista em Estudos da Violência e Criminalidade pela UFMG. Especialista em Segurança Pública pela Fundação João Pinheiro. Graduado pela Academia de Polícia Militar no Curso de Formação de Oficiais. Diplomado no Curso Superior de Inteligência Estratégica pela Escola Superior de Guerra. 

Downloads

Edição

Seção

Artigos