A prática criativa no ofício do professor de EJA
Palavras-chave:
Criatividade em EJA. Linguagem e interação verbal. Transposição didática. Empreendedorismo.Resumo
O objetivo com este artigo é fazer uma reflexão teórica sobre quatro conceitos básicos para a ação do professor de EJA, de forma a propiciar o desenvolvimento da autonomia e da criatividade em sala de aula. Para o conceito de interação verbal e linguagem, baseamo-nos em M. Bakhtin; para o de empreendedorismo, em F. Dolabela; para o de transposição didática, em Y. Chevallard, J. P. Bronckart e I. P. Giger, dentre outros. As reflexões apontam que o empreendedor transforma a condição mais insignificativa em uma excepcional oportunidade, catalisa a mudança e vive no futuro, cria o tempo todo, transformando possibilidades em probabilidades, caos em harmonia. Enquanto o empreendedor vive no futuro, o gerente vive no passado, centra-se nos problemas, na ordem das coisas, é bastante pragmático. Já o técnico não sonha, coloca em prática, vive no presente, adora o palpável e o fato de que as coisas podem ser feitas, executa o trabalho. Estabelecer um equilíbrio necessário dessas três habilidades é o grande desafio. Poderíamos dizer que seríamos competentes e criativos.
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