Entrelaçamentos possíveis: Fórum de EJA, Programa "Cidadão Nota Dez" e experiências significativas em arte

Autores

  • Cláudia Regina dos Anjos Artista e professora de Arte da Rede Municipal de Belo Horizonte. Pesquisadora do EDUC/PUC Minas, integrante do grupo de pesquisa Ensino de Arte e Tecnologias Contemporâneas (EBA/UFMG). Integrante do Grupo Articular do Fórum Metropolitano e Fórum Mineiro de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
  • Luiz Olavo Ferreira Fonseca Professor da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Palavras-chave:

Fórum de EJA. Programa “Cidadão Nota Dez”. Experiências significativas em arte.

Resumo

Neste artigo, discute-se o espaço e o tempo de aprendizagem de arte no programa “Cidadão Nota Dez” (CND). Refletindo sobre o processo de alfabetização de jovens e adultos que, por motivos diversos, não foram alfabetizados na infância, buscou-se responder ao questionamento de qual é o espaço/tempo que o ensino/aprendizagem de arte ocupava nesse processo desenvolvido no CND, quais expressões artísticas são desenvolvidas pelas educadoras em suas aulas e como isso ocorre.

Biografia do Autor

Cláudia Regina dos Anjos, Artista e professora de Arte da Rede Municipal de Belo Horizonte. Pesquisadora do EDUC/PUC Minas, integrante do grupo de pesquisa Ensino de Arte e Tecnologias Contemporâneas (EBA/UFMG). Integrante do Grupo Articular do Fórum Metropolitano e Fórum Mineiro de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Licenciada em Desenho e Plástica (1992), especialista em Arte/Educação (1994), em Educação Comunitária (2008) e Mestra em Educação pela PUC/Minas (2008). Doutoranda em Criação, Crítica e Preservação da Imagem/EBA/UFMG. 

Luiz Olavo Ferreira Fonseca, Professor da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Graduado em Educação Física – Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre e doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, onde foi o coordenador do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da SMED-BH, exercendo, atualmente, o cargo de diretor da Escola Municipal Tupi-Mirante. Foi professor assistente da Escola de Gestores da Universidade Federal de Minas Gerais, do curso de aperfeiçoamento em Educação e Saúde na Escola, da Face-UFMG e professor do ensino superior na área de Educação Física e Tecnologias da Informação. É professor do curso de Pós-Graduação Especialização lato sensu em Docência da EJA na Educação Básica Especificidade Juventudes presentes na Educação de Jovens e Adultos. Foi o editor responsável pela REVEJ@–revista de Educação de Jovens e Adultos e participa do Grupo Articulador do Fórum Mineiro de EJA. Atua com consultoria e assessoria nas área de Educação Física Escolar, EJA, Gestão e Coordenação Pedagógica.

Downloads

Edição

Seção

Artigos