A PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: OLHARES SOBRE UMA UNIVERSIDADE ESTADUAL

Autores

  • Egeslaine de Nez Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Maria Estela Dal Pai Franco Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Universidade. Pós-graduação. Interdisciplinaridade.

Resumo

A interdisciplinaridade é uma palavra utilizada para descrever a diluição de fronteiras do conhecimento disciplinar. Tem sido temática frequente nas discussões acadêmicas, visto o papel de relevância que assume na sociedade ancorada no conhecimento e organizada em rede. É conceituada como um processo que envolve diálogo entre campos disciplinares e trabalho coletivo de integração, superando a fragmentação, no enfrentamento dos problemas complexos e amplos da realidade. Com esta investigaçao, objetivou-se analisar uma instituição pública do Estado de Mato Grosso, com relação à interdisciplinaridade dos programas de pós-graduação. A metodologia utilizada compreendeu levantamento bibliográfico e documental, bem como entrevistas com uma amostra intencional de coordenadores de cursos de pós-graduação selecionados com base na presença da perspectiva interdisciplinar. A abordagem analítica das informações coletadas foi qualitativa e utilizou-se a análise de conteúdo. Os dados coletados revelaram ensaios de posturas/ações interdisciplinares, valendo-se da presença de um programa de pós-graduação com perspectiva interdisciplinar e da característica multicampi por integrar diferentes campi em sua proposta. Em relação aos desafios que se colocam para a interdisciplinaridade na busca da expansão quantitativa e na qualidade em suas ações, são sinalizados aspectos conceituais e estruturais. Nesse entorno, considera-se que a perspectiva de trabalho interdisciplinar corresponde a uma dimensão que abarca o planejamento, a organização e a prática. Assim, a interdisciplinaridade é uma ação que pressupõe a intenção e a integração; é uma atitude que marca os desafios do diálogo interdisciplinar em busca da qualidade na universidade.

Biografia do Autor

Egeslaine de Nez, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Pedagoga e Especialista em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Campus Universitário
Vale do Teles Pires (Colider/MT). Líder do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/Unemat). E-mail: e.denez@yahoo.com.br.

Maria Estela Dal Pai Franco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora titular no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Ciências Humanas, Educação. Coordenadora do GEUIpesq/UFRGS, que integra a Rede GEU, e membro das redes RIES e Universitas. E-mail: medalpaifranco@ufrgs.br.

Downloads

Edição

Seção

Artigos