FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA E ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL LICENCIADO EM COMPUTAÇÃO

Autores

  • Tania Maria Maciel Guimarães Universidade do Estado de Mato Grosso.
  • Rebeca Moreira Sena

Palavras-chave:

Licenciado em computação. Profissionalização e profissionalidade. Formação de professores.

Resumo

A formação e a atuação profissional dos licenciados têm sido foco de estudo na área de formação de professores, dada a relevância da temática para avanços da educação. O licenciado em computação é um profissional recente no mercado brasileiro, cuja profissão ainda não tem regulamentação definida na maioria dos estudos e municípios da federação, apesar da existência de formação por volta da virada do século. Tendo essas questões em vista, nesta pesquisa buscou-se compreender como os alunos do curso de Licenciatura em Computação estabelecem relações entre sua formação e sua atividade profissional. A metodologia empregada foi qualitativa. Foram coletadas informações por meio de questionários com perguntas fechadas e abertas, utilizando as redes sociais como Facebook e “MSN”. Os dados revelam que os alunos egressos relacionam teoria e prática durante a formação. Também permitem afirmar que a Universidade parece estar exercendo seu papel de formadora de alunos com competências e habilidades gerais e específicas para atender às demandas do espaço investigado. Revelam, ainda, que as questões relativas à profissionalização e à profissionalidade do licenciado em computação podem ser alavancadas, sobretudo, por políticas de inserção no mercado de trabalho,que hoje não se configuram favoráveis para a atuação desse profissional.

Biografia do Autor

Tania Maria Maciel Guimarães, Universidade do Estado de Mato Grosso.

Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco. Pedagoga e especialista em Educação Especial (UFMT) e em Informática Educativa (UFMT). Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Campus Universitário Jani Vanini (Cáceres/MT). Pesquisadora do (Gepet/MT). 

Rebeca Moreira Sena

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Pedagoga e Bacharel em Ciência da Computação e Especialista em Educação a Distância pela (Unired). Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Campus Universitário Jani Vanini (Cáceres/MT). Líder do Grupo de Pesquisa (Gepet/MT). 

Downloads

Edição

Seção

Artigos