A inclusão escolar: breve histórico e alguns apontamentos para a prática do professor

Autores

  • Paula Cristina Vieira Araújo
  • Tatiana Corrêa Linhares

Palavras-chave:

Inclusão escolar. Professores. Dificuldades e formação continuada

Resumo

Neste artigo, apresenta-se uma breve revisão da história da inclusão escolar, desde o século XVI até os dias atuais. O objetivo é apontar, nessa perspectiva, as dificuldades dos professores em atuar de maneira inclusiva e discutir a formação continuada na política educacional vigente em escolas regulares brasileiras. Espera-se demonstrar com este trabalho que não basta garantir somente a inclusão das crianças deficientes na escola, mas mudanças devem ser feitas no pensamento dos educadores e efetivadas as verdadeiras transformações na prática habitual das escolas, dos professores e dos demais profissionais da educação, segundo as políticas da legislação vigente.

Biografia do Autor

Paula Cristina Vieira Araújo

Pedagoga pela UniBH. Especialista em Supervisão Pedagógica e Matérias Pedagógicas do 2° Grau (UniBH).

Tatiana Corrêa Linhares

Psicóloga pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestranda em Psicologia do Desenvolvimento (UFMG).
Especialista em Psicomotricidade (FINOM-MG) e na Residência Multiprofissional em Saúde (Ministério da Saúde-Brasil).

Downloads

Publicado

28/06/16

Edição

Seção

Artigos