Inclusão de alunos com deficiência no ensino superior brasileiro: as universidades brasileiras estão preparadas para incluir e atuar na formação acadêmica desses alunos?

Autores

  • Virgilino Martins Félix

Palavras-chave:

Inclusão. Alunos com deficiência. Ensino brasileiro. Infraestrutura física e material. Formação do professor.

Resumo

Neste artigo, apresenta-se um breve estudo sobre a inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior brasileiro. São abordados dois temas principais: políticas de inclusão no que diz respeito à estrutura física das instituições de ensino e à rotina institucional inclusivista, equipamentos e instrumentais necessários para garantir a permanência do estudante na instituição de ensino; e a formação acadêmica do professor, no que se refere à sua atuação com alunos com deficiência. São apresentados, também, alguns dados estatísticos a respeito da inserção de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino brasileiro. Para a construção deste artigo, foi realizada uma revisão bibliográfica, ou seja, uma análise crítica acerca das publicações já existentes nessa área de conhecimento, a fim de verificar de que forma esse assunto foi abordado e analisado por estudos anteriores e desvendar as variáveis do problema em questão. Para isso, foram consultados autores como Duschatzky e Skliar, Manente, Rodrigues e Palamin, Masini, Mrech e Rocha, além de legislações pertinentes ao tema. Ao término deste construto, pôde-se concluir que ainda há muito que avançar no que diz respeito à inclusão de forma integral. A formação dos docentes deixa muito a desejar e as Instituições de Ensino Superior (IESs) precisam buscar adequações, tanto no que diz respeito aos processos de inserção do estudante quanto à sua manutenção por meio de recursos e instrumentos que, de fato, lhe proporcionem o pertencimento ao grupo, de forma a ter sua condição atendida sem prejuízos no aprendizado. No entanto, tem-se de reconhecer o grande avanço que a educação brasileira alcançou nos últimos anos, como apresentados nos dados.

Biografia do Autor

Virgilino Martins Félix

Graduado em Psicologia pela Universidade FUMEC. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior. Professor na
UNIVERSO – Universidade Salgado de Oliveira. Professor há EFES – Escola de Formação da Secretaria de Estado de
Defesa Social/MG.

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Publicado

28/06/16

Edição

Seção

Artigos