Fronteiras permeáveis: a abordagem educativa de Reggio Emilia e experiências pedagógicas em Belo Horizonte

Autores

  • FLÁVIA LAMOUNIER GONTIJO
  • ALESSANDRA LATALISA DE SÁ

Palavras-chave:

Criança, Documentação, Infância, Educação Infantil, Pedagogia da escuta, Reggio Emilia

Resumo

As propostas educativas para crianças na cidade de Reggio Emilia representam uma fonte inspiradora para práticas pedagógicas realizadas em vários países. A partir dessa experiência vivida há mais de 45 anos, profissionais da área que se interessam, e se voltam para a educação de qualidade para as crianças, são provocados a refletirem sobre conceitos e práticas em relação ao modo como organizam o cotidiano nos espaços institucionais. Em Belo Horizonte essa realidade não é diferente. Há mais de uma década projetos inspirados em Reggio Emilia são realizados por professores, escolas e rede de ensino. Por meio de entrevistas semiestruturadas, este artigo objetivou levantar apropriações vividas por quatro educadoras interessadas pela abordagem educativa de Reggio. Ao final, percebem-se especificidades nas experiências de cada entrevistada, porém por meio dos relatos ficaram evidentes pontos comuns que marcaram suas práticas nas dimensões pedagógicas, conceptuais e políticas.

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Publicado

11/09/17

Edição

Seção

Artigos