A ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇOS EM AMBIENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA BUEN COMIENZO DA CIDADE DE MEDELLIN, COLÔMBIA

Autores

  • ROGÉRIO CORREIA
  • SAMY LANSKY

Palavras-chave:

Educação infantil, Espaços, Ambientes, Arquitetura, Design.

Resumo

A estruturação dos espaços educativos é um importante tema de pesquisa, um campo multidisciplinar que nos últimos anos tem despertado cada vez mais a atenção dos pesquisadores da Educação Infantil, destacando o seu enorme potencial educativo a ponto de considerá-lo importante componente curricular dos projetos para a infância. O espaço na Educação Infantil é tratado na sua relação com a constituição de ambientes de aprendizagem e parte integrante da ação pedagógica. O presente artigo reflete sobre a visita realizada às escolas infantis do município de Medellin, Colômbia. Medellin tem se destacado no atendimento ao estrato mais vulnerável de sua população: a primeira infância das camadas populares. Traz também soluções muito criativas em relação à produção de espaços da Educação Infantil, desde a elaboração de suas construções até a produção de seu mobiliário e a organização de ambientes. Apresentamos, neste artigo, a visita realizada a três Jardins Infantis do programa Buen Comienzo, além da análise de trechos de seus documentos e proposições curriculares no que toca à organização de espaços e ambientes.

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Publicado

11/09/17

Edição

Seção

Artigos