EDUCAÇÃO E IMIGRAÇÃO CONTEMPORÂNEA NO BRASIL: UM SILÊNCIO BIBLIOGRÁFICO (?)

Autores

  • Débora Cristina Alves da Silva
  • Daniel Santos Braga

Palavras-chave:

Educação de Imigrantes. Migração. Pesquisa em Educação. Agenda de pesquisa

Resumo

Este artigo trata da educação escolar e imigração contemporânea na agenda de pesquisa em educação no Brasil. Foi realizada uma revisão sistemática de literatura sobre o tema em bases indexadas e repositórios de teses e dissertações, tendo como recorte temporal textos publicados nos últimos quinze anos (2005/2019). O aporte teórico que subsidiou o levantamento bibliográfico foram os princípios de transparência e reprodutibilidade de Ruiz (2009) e de abrangência de Lakatos (2010). Foram consultadas as bases da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação; da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações; e da SciELO. Dentre todos osartigos indexados nos repositórios, em quinze anos, apenas 12 trabalhos que discutem o ensino de imigrantes foram localizados, sendo a maioria deles tendo como escopo o estado de São Paulo. Assim, os principais achados da pesquisa apontam que a discussão sobre a migração e a educação bem como as especificidades do ensino para essas populações ainda é escassa nas principais bases indexadas do Brasil, embora o país esteja na rota dos movimentos/fluxos migratórios internacionais.

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Publicado

14/12/20

Edição

Seção

Artigos