Estratégias de aprendizagem em cursos de gestão: um estudo comparativo entre os alunos dos cursos presenciais e a distância

Autores

  • CLEIDENI ALVES DE FIGUEIREDO
  • HENRIQUE CORDEIRO MARTINS

Palavras-chave:

Estratégias de Aprendizagem, Educação a Distância

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar as estratégias de aprendizagem de alunos de cursos de Gestão presenciais que fazem disciplina a distância e de alunos de cursos de Gestãototalmente a distância de uma IES Privada e verificar os possíveis impactos destas estratégias no desempenho dos alunos. Isto é, buscou-se identificar as ações aplicadas pelos estudantes para facilitar e tornar possível a aprendizagem dos conteúdos das disciplinas de seu curso superior. Para tanto, aplicou-se o método survey para coleta de dados em uma instituição localizada em Belo Horizonte. Foi utilizada a escala adaptada de Zerbini e Abbad (2008), totalizando uma amostra de 177 estudantes respondentes. A análise fatorial exploratória encontrou sete fatores com boa aderência e confiabilidade: 1) processo colaborativo; 2) estudo individualizado; 3) estratégias de autorregulação; 4) estratégias de automotivação; 5) busca de ajuda complementar; 6) associação com a prática e 7) estratégia de reforço. Por meio da análise dos resultados, ao se comparar as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos alunos de cursos presenciais que fazem disciplinas a distância com as estratégias dos alunos de cursos totalmente a distância, constatou-se que os indicadores Estudo Individualizado, Estratégias de Automotivação e Associação com a Prática apresentaram valores significativamente maiores para os alunos totalmente a distância.

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Publicado

22/02/21

Edição

Seção

Artigos