Ioga Educativa em Escolas do Ensino Fundamental

Autores

Palavras-chave:

Palavras-chave: Ioga. Mindfulness. Ioga Educativa. Escolas.

Resumo

Os centros de ensino encontram-se com muitos desafios comuns como, por exemplo, promover a cultura da paz, manter a atenção dos estudantes, certificar-se de que eles compreenderam o conteúdo, desenvolveram a autonomia e o senso crítico. Nessa pesquisa, bibliográfica e exploratória, investiga-se sobre a inserção da ioga e do mindfulness no ensino fundamental a fim de responder se é válida ou não sua incorporação nas escolas, como é a inserção da prática da ioga, o que auxilia na rotina dos aprendizes, quais as referências teóricas, as possibilidades para essa integração e as suas bases legais. Conclui-se que a ioga auxilia a escola no dia a dia no enfrentamento de adversidades entre os alunos, na convivência mais pacífica entre eles, na atenção e no foco em sala de aula, e até nos resultados das provas. Portanto, defende-se que sua inserção no currículo é válida e benéfica para toda a comunidade escolar.

Biografia do Autor

Flávia Garcia Portilho, Universidade de Brasília - Faculdade de Educação - Brasília - DF

Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Brasília e formada em Yoga Educativa e Mindfulness Educacional. Atua em escolas desde 2016. Professora de ioga para adultos desde 2019 e de ioga na educação infantil desde 2020.

Downloads

Publicado

02/05/22

Edição

Seção

Artigos