SENSUS ASSOUPIRE: EDUCAÇÃO E CORPO EM AGOSTINHO, DESCARTES, NIETZSCHE E ADORNO

Autores

  • DOUGLAS GARCIA ALVES JÚNIOR

Palavras-chave:

Adorno, Nietzsche, Descartes, Santo Agostinho, educação.

Resumo

Este artigo tem por objetivo delinear alguns dos traços fundamentais da perspectiva pedagógica que é possível apreender a partir da filosofia de Theodor W. Adorno (1903-1969). As concepções morais do corpo na filosofia ocidental são rastreadas em dois de seus momentos paradigmáticos, o pensamento de Santo Agostinho (354-430) e o de Descartes (1596-1650). A crítica de Nietzsche à filosofia moral ocidental é indicada como importante referência do pensamento de Adorno. Trata-se de explicitar o alcance pedagógico inscrito em toda atividade filosófica, o que é discutido por Adorno em sua teoria crítica da filosofia e da moral. Indica-se, desse modo, a necessidade de uma consideração dialética do âmbito pedagógico.

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Publicado

30/06/05

Edição

Seção

Artigos