A educação em tempos de pandemia Covid-19: impactos nas escolas: fecho generalizado e reabertura

Autores

  • Catarina Gomes Teixeira Pericão Montenegro

Palavras-chave:

educação e pandemia, educação em período de pandemia, impactos da pandemia de COVID-19 na educação, fecho generalizado das escolas, reabertura das escolas em tempo de pandemia

Resumo

A pandemia de COVID-19 provocou instabilidade e acentuou desigualdades já
existentes na nossa sociedade. Muitos setores foram afetados pelo aparecimento
deste vírus, tendo sido obrigados a readaptar e modificar as suas condutas,
processos e rotinas diárias. O setor da Educação teve necessidade de reinventar
as suas práticas não só durante o fecho generalizado das escolas como também,
posteriormente, na reabertura das mesmas. No presente artigo, refletimos acerca
dos impactos destes dois momentos marcantes na história do sistema educativo:
analisamos as repercussões que o encerramento das escolas teve nos professores,
alunos e famílias; descrevemos como Portugal procedeu à reabertura das
mesmas; identificamos as mudanças ao nível das interações, espaços, rotinas,
materiais e procedimentos de higiene na reabertura das instituições. No final deste
artigo, partilhamos algumas propostas para melhorar e atualizar o processo de
ensino-aprendizagem, já que a pandemia forçou a reflexão e a tomada de consciência
sobre a necessidade de transformar o paradigma da educação.

Biografia do Autor

Catarina Gomes Teixeira Pericão Montenegro

Natural da cidade do Porto, Portugal.
Licenciatura em Educação Básica na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti - Porto, Portugal
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do  1º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti - Porto, Portugal
Pós-Graduação em Administração Escolar no Instituto Superior de Ciências da Informação e Administração - Aveiro, Portugal 
Educadora de Infância no colégio Salesianos do Porto - Porto, Portugal

Downloads

Publicado

02/05/22