Estratégias de acolhimento de estudantes em tempos de pandemia no IFMG: experiências dos campi Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Ibirité e São João Evangelista

Autores

  • Agnaldo Afonso de Sousa
  • Cláudia Simony Mourão Pereira
  • Leonardo Ribeiro Gomes
  • Wanderson Renato Silva de Jesus

Palavras-chave:

IFMG, pandemia, acolhimento, estudantes

Resumo

O artigo aborda as estratégias de acolhimento de estudantes desenvolvidas, a partir da suspensão das atividades presenciais e organização do Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia do novo coronavírus, por Pedagogos e Técnicos em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) nos campi Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Ibirité e São João Evangelista. De forma geral, o artigo é um primeiro esforço de resgate da memória de um período histórico que impôs novas formas de vivências e experiências que impactaram o processo de ensino e aprendizagem. Destacam-se as similitudes e particularidades de cada um dos campi aqui elencados, além de sinalizarem-se ações para a retomada das atividades presenciais.

Biografia do Autor

Agnaldo Afonso de Sousa

Pedagogo e Mestre em Educação pela FAE/UFMG. Atualmente exerce a função de Pedagogo no Instituto Federal de Minas Gerais, atuando na educação profissional, técnica e tecnológica.

Cláudia Simony Mourão Pereira

Mestre em Educação pela Universidade Rural do Rio de Janeiro (2019). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2004). Pós-graduada em Supervisão Escolar pela Universidade Unimontes (2005) e Pós-graduada em Inspeção Escolar pela Faculdade de Jacarepaguá (2006). Atualmente é Pedagoga – Classe E do Instituto Federal de Minas Gerais.

Leonardo Ribeiro Gomes

Licenciado e Bacharel em História pela FAFICH/UFMG. Mestre e Doutor em Educação pela FAE/UFMG. Professor de História durante 17 anos nas redes pública e privada. Pesquisador da História da Educação com destaque para temas como Educação não-escolar e juventude rural. Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais do IFMG.

Wanderson Renato Silva de Jesus

Mestre em Biotecnologia e Gestão da Inovação pela UNIFEMM. Especialista em Educação Ambiental pela UEMG e em Ensino de Ciências pela FAE/UFMG. Licenciado em Ciências Biológicas pelo ICB/UFMG. Possui experiência em educação ambiental, hidrobiologia e ensino de Ciências e Biologia. Atualmente é técnico em Assuntos Educacionais no IFMG.

Downloads

Publicado

02/05/22