Protagonismo Discente e Interdisciplinaridade: Criação de sobre Narrativas Mitológicas
Palavras-chave:
Práticas de linguagem, podcast, História, LiteraturaResumo
Este relato de experiência busca descrever uma metodologia de ensino desenvolvida com alunos de 1º ano do Ensino Médio do Colégio Tiradentes da PMMG. Privilegiando competências da BNCC que prezam pela construção de competências digitais e pelo diálogo interdisciplinar, iniciamos um trabalho concatenando discussões entre Literatura e História, a partir da leitura da obra Os mistérios de Troia (2017), de Wolfgang Korn e Klaus Ensikat. A atividade realizou-se com grupos de 4 alunos e consistiu na elaboração de episódios de podcast por eles. Objetivávamos, com tal iniciativa, aguçar as capacidades de interpretação e reflexão dos discentes a partir de uma abordagem colaborativa, favorável à elaboração do narrar/ficcionalizar, além de estar ancorada nas formas digitais de mediatização do conhecimento. As equipes deveriam abordar pontos importantes como a) a contextualização histórica do mito selecionado, contemplando aspectos socioculturais do povo que produziu aquele mito através da análise do mesmo e b) a análise literária do mito, na qual os estudantes precisariam depreender relações intertextuais tecidas entre gêneros literários diversos, bem como diferenciar perspectivas de artistas e escritores ao longo dos tempos, trabalhando, assim, aspectos plurissignificativos da linguagem literária e não literária. Para compreensão da proposta, foi necessário que os professores mediadores apresentassem os tópicos curriculares e também a relação etimológica da palavra mythos (palavra grega para se referir à linguagem narrativa/mitológica), vinculando-a às discussões referentes à cientificidade da História em conexão com a Literatura.
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