Protagonismo Discente e Interdisciplinaridade: Criação de sobre Narrativas Mitológicas

Autores

  • Nathália Ananda Silva de Lima
  • João Victor Jesus Oliveira Nogueira

Palavras-chave:

Práticas de linguagem, podcast, História, Literatura

Resumo

Este relato de experiência busca descrever uma metodologia de ensino desenvolvida com alunos de 1º ano do Ensino Médio do Colégio Tiradentes da PMMG. Privilegiando competências da BNCC que prezam pela construção de competências digitais e pelo diálogo interdisciplinar, iniciamos um trabalho concatenando discussões entre Literatura e História, a partir da leitura da obra Os mistérios de Troia (2017), de Wolfgang Korn e Klaus Ensikat. A atividade realizou-se com grupos de 4 alunos e consistiu na elaboração de episódios de podcast por eles. Objetivávamos, com tal iniciativa, aguçar as capacidades de interpretação e reflexão dos discentes a partir de uma abordagem colaborativa, favorável à elaboração do narrar/ficcionalizar, além de estar ancorada nas formas digitais de mediatização do conhecimento. As equipes deveriam abordar pontos importantes como a) a contextualização histórica do mito selecionado, contemplando aspectos socioculturais do povo que produziu aquele mito através da análise do mesmo e b) a análise literária do mito, na qual os estudantes precisariam depreender relações intertextuais tecidas entre gêneros literários diversos, bem como diferenciar perspectivas de artistas e escritores ao longo dos tempos, trabalhando, assim, aspectos plurissignificativos da linguagem literária e não literária. Para compreensão da proposta, foi necessário que os professores mediadores apresentassem os tópicos curriculares e também a relação etimológica da palavra mythos (palavra grega para se referir à linguagem narrativa/mitológica), vinculando-a às discussões referentes à cientificidade da História em conexão com a Literatura.

Biografia do Autor

Nathália Ananda Silva de Lima

Mestra em Estudos Literários pela UFV (2015), na linha de Estudos Literários. Licenciada (2013) em Letras, Português e Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Viçosa. Doutoranda na área de Teoria da Literatura e Literatura Comparada na faculdade de Letras da UFMG. Professora do Colégio Tiradentes da PMMG. Participa do Grupo de Estudos Natureza, Violência e Ecocrítica, coordenado pela Prof.ª Dra. Elisa Amorim, também na Faculdade de Letras (FALE) da UFMG. E-mail: nataslima1@gmail.com

João Victor Jesus Oliveira Nogueira

Mestre em Educação pela UFMG (2020), na linha História da Educação. Licenciado (2014) e Bacharel (2017) em História, também pela UFMG. Professor do Colégio Tiradentes da PMMG. Participa do Grupo de Pesquisa História dos Processos Educadores, coordenado pelas Profªs Dras. Cynthia Greive Veiga e Maysa Gomes, na Faculdade de Educação (FaE), da UFMG. Membro, também, do Grupo de Estudos e Pesquisa Humanidades, Educação e História da Educação (GEPUH), da Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), liderado pela Prof. Dra. Maysa Gomes. E-mail: jvnog91@gmail.com/jvnog@hotmail.com.

Downloads

Publicado

02/05/22