A proteção constitucional ao meio ambiente sob a perspectiva da modernidade líquida de Zigmunt Bauman

Autores

  • Hugo Oliveira Veloso
  • Luciana Diniz Durães Pereira

Palavras-chave:

Zigmunt Bauman, modernidade líquida, proteção ao meio ambiente

Resumo

Zygmunt Bauman, em sua extensa obra, abordou diferentes aspectos da evolução da sociedade, analisando, sobremaneira, os fatores que influenciaram seu desenvolvimento e que transformaram o comportamento social em relação ao mercado de consumo. O presente trabalho desenvolve-se em derredor do enriquecimento normativo, partindo da nova ordem constitucional de 1988, a qual alterou a antiga interpretação racionalizada e absolutista sobre o direito de propriedade, conferindo-lhe, por meio da constitucionalização, função social que não mais a reduz à sua razão econômica, mas também considera a relevância de seu ensejo socioambiental. Busca-se, portanto, investigar, conjugar e delinear os contornos de uma equidade intergeracional, como forma de manter o equilíbrio constitucional entre o capitalismo e a ecologia.

Biografia do Autor

Hugo Oliveira Veloso

Pós-graduado em Direito Público pelo Centro Universitário Newton Paiva – ANAMAGES/MG. Pós-graduado em Controle Externo da Gestão Pública Contemporânea pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pós-Graduado em Direito Notarial e Registral pela Universidade Anhanguera – UNIDERP. Mestrando pela Universidade FUMEC em Direito Público - Instituições Sociais, Direito e Democracia. Advogado.

Luciana Diniz Durães Pereira

Doutora em Direito pela Faculdade de Direito da UFMG. Mestre em Direito pela PUC Minas. Professora no Programa de Mestrado e na Graduação em Direito da Universidade FUMEC. Professora no Programa de Pós-Graduação lato sensu em Direito Internacional do Centro de Direito Internacional (CEDIN). Servidora do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG).

Downloads

Publicado

02/05/22