A relação entre ensino, pesquisa e extensão na formação docente

Autores

  • Amanda Oliveira Rabelo

Palavras-chave:

ensino, pesquisa, extensão, formação docente

Resumo

Este artigo discute a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão na formação de professores e a contribuição dos campos da didática e do currículo nesta discussão. Para tal efetuo uma revisão bibliográfica definindo inicialmente os três conceitos para depois efetuar uma confluência dos mesmos. Portanto, o objetivo deste artigo é relacionar ensino, pesquisa e extensão na formação de professores bem como discutir sobre as contribuições dos campos da Didática e do Currículo para este debate. Concluo que apesar da indissociabilidade entre ensino pesquisa e extensão não ser uma realidade totalmente presente nas universidades brasileiras, as investigações acadêmicas e práticas de formação docente indicam atualmente vários caminhos para a sua concretização, que precisamos conhecer e praticar nas realidades de formação docente.

Biografia do Autor

Amanda Oliveira Rabelo

Professora Associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ. Seropédica, RJ, Brasil. Jovem Cientista da FAPERJ. <amandaorabelo@ufrrj.br>

Downloads

Publicado

02/05/22

Edição

Seção

Artigos