Representações sociais sobre o método científico entre alunos de um curso de pedagogia

Autores

  • Márcia de Oliveira Lima Fitaroni
  • Marcelo Nocelle de Almeida

Palavras-chave:

método científico, pesquisa, produção acadêmica

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar as representações sociais de Método Científico entre acadêmicos do Curso Licenciatura em Pedagogia. Optou-se por aplicar a técnica de evocação livre de palavras (ELP) por meio de formulário, seguido pela elaboração de um texto. Os resultados analisados foram transformados em tabelas, possibilitando verificar a percepção dos discentes em relação à concepção do método científico. Conclui-se, desta forma, que a percepção do conceito de método científico, e suas implicações em suas produções acadêmicas futuras, mesmo apresentando uma pequena mudança de paradigmas, ainda precisa ser problematizada no decorrer do curso, a fim de desenvolver posturas mais críticas e menos reducionistas.

Biografia do Autor

Márcia de Oliveira Lima Fitaroni

Mestranda do Programa de Pós- Graduação em Ensino do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES), Universidade Federal Fluminense (UFF).

Marcelo Nocelle de Almeida

Doutor em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente do Programa de Pós- Graduação em Ensino do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES), Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

02/05/22

Edição

Seção

Artigos