Estímulo ao raciocínio geográfico no fundamental através de uma HQ – Oswaldo Cruz e a Turma da Mônica

Autores

  • Rosália Caldas Sanábio de Oliveira
  • Fabiana da Conceição Pereira Tiago
  • Viviane Moreira Maciel
  • Érico Anderson de Oliveira

Palavras-chave:

ensino de geografia, ensino por investigação, história em quadrinhos

Resumo

Esta ação didático-pedagógica relata a evolução do desenvolvimento cognitivo alcançado por uma (1) turma do Ensino Fundamental II, a partir do interesse dos jovens estudantes pelas histórias em quadrinhos, onde ideias despretensiosas sobre a ciência foram sendo investigadas e lapidadas qualitativamente, por meio de uma HQ - OSWALDO CRUZ E A TURMA DA MÔNICA - com a intermediação da professora, nas aulas de Geografia. Apontando, que as histórias em quadrinhos podem servir de suporte para a constituição de conceitos científicos, nesse caso, tendo como foco a vida e obra do sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz. A pesquisa ocorreu de forma participante e qualitativa; realizou-se em uma escola particular, ICJ – Instituto Coração de Jesus, no município de Belo Horizonte - MG (Brasil), com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II. As atividades estimularam a curiosidade, a autonomia, o dialogismo, e a elaboração de conclusões pelos próprios estudantes pela troca de informações e um debate coletivo. As orientações teórico-metodológicas situam-se, especialmente, nas teorias de Paulo Freire e Lev Vygotsky.

Biografia do Autor

Rosália Caldas Sanábio de Oliveira

Departamento de Geociências, CEFET-MG, rsanabio@cefetmg.br

Fabiana da Conceição Pereira Tiago

Departamento de Ciências Biológicas, CEFET-MG, fabianatiago@cefetmg.br

Viviane Moreira Maciel

Colégio ICJ (Instituto Coração de Jesus) – Belo Horizonte - MG, vmmoreiraviviane@gmail.com

Érico Anderson de Oliveira

Departamento de Geociências, CEFET-MG, ericoliv@cefetmg.br

Downloads

Publicado

02/05/22

Edição

Seção

Artigos