A Prática pedagógica
Protagonista, inovadora e transformadora
Palavras-chave:
Educação, Formação, PedagogiaResumo
As dificuldades pedagógicas encontradas no contexto educacional têm como seu ponto inicial o lar, juntamente com a base familiar e sua continuação no ambiente escolar. O crescimento da crítica sobre os programas de formação docente com a finalidade de analisar as consequências da deficiência das práticas pedagógicas de ensino para a formação humana, tanto por parte do professor que é encarregado da formação, do ensino e da aprendizagem, bem como, da indicação das práticas estabelecidas na área educacional e sociopedagógica, e do aluno implicado na inserção de ativo não somente em sala de aula, mas na sociedade, desenvolvendo desta maneira uma pedagogia relacional e construtivista. A pesquisa bibliográfica baseou-se nos referenciais de Freire (1996), Romanowski (2012) e Kramer (2001). Dessa forma, concluiu-se que para uma elaboração de uma metodologia ativa e inovadora, o professor deve aplicar uma desconstrução de suas práticas pedagógicas. As transformações do processo educativo estão baseadas na dependência do professor, sendo ele o sujeito da inovação e do funcionamento como mediador do desenvolvimento, aperfeiçoamento e aprimoramento de práticas educacionais como um desafio continuado. Todavia, para que ocorra a inovação no sistema educacional, é necessário que o professor perceba a necessidade de inovar-se e aplicar a si mesmo uma nova construção, com novas oportunidades de elaboração, estudo e pesquisa.
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